quarta-feira, 7 de julho de 2010

MODELO DE RELATÓRIO MENSAL DAS RECEITAS BRUTAS

Amigos Empreendedores Individuais todo ano vocês terão que realizar uma declaração simplificada (Balanço), porém para auxiliar é importante um acompanhamento mensal das vendas brutas com notas fiscais (venda para pessoa Jurídica) e com dispensa de notas (venda para pessoa física).



Registro das vendas poderá ser feito a punho, sendo obrigatório anexar as Notas Fiscais de compra de mercadorias / serviços no verso da declaração mensal.

Ai vai um modelo de relatório mensal que auxiliará na declaração anual de receita bruta do EI.

 http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/formalize

terça-feira, 6 de julho de 2010

Expomov aproxima fabricantes, lojistas e consumidores

Grande evento no norte de Mato Grosso, Feira que mostrar o potencial, design, qualidade e muito mais do moveis produzidos por empresas que compõem o APL de Móveis do Vale do Telles Pires.

Oportunidade impar para conhecer empresas que buscam o desenvolvimento de nosso estado e são um dos braços da economia do nortão.
Segue matéria do SEBRAE sobre esse magnífico evento.

Expomov aproxima fabricantes, lojistas e consumidores

Sexta edição do evento em Alta Floresta será de 8 a 11 de julho e inclui uma rodada de negócios

Rita Comini

Cuiabá/MT – Quarenta e três expositores participam da 6ª Feira de Móveis, Máquinas e Equipamentos para Indústria Moveleira de Mato Grosso (6ª Expomov), que ocorre de 8 e 11 de julho, em Alta Floresta, a 803 km da capital. O evento, uma realização do Sebrae-MT, Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte de Mato Grosso (Simonorte), Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) com patrocínio do Banco da Amazônia, será no Centro Cultural da cidade e a expectativa é de que um público é 6 mil pessoas passe pela feira que estará aberta ao público das 16 horas às 22 horas.

A Expomov, que está em sua sexta edição é uma ação do Arranjo Produtivo Local de Móveis do Vale do Teles Pires que engloba indústrias de Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Colíder, Paranaíta e Carlinda, cujas prefeituras também são apoiadores institucionais.

Um dos destaques do evento é a rodada de negócios que vai reunir nos dias 9 e 10, das 9 às 13 horas, 12 empresas fornecedoras e 30 compradoras de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia. Entre os grandes compradores está a Decorliz, cujo diretor Paulo Gasparotto destaca que, por uma questão de responsabilidade social da empresa, procura dar preferência a fornecedores locais. “Se todas as empresas comprarem daqui, teremos um desenvolvimento do setor e um crescimento da qualidade dos produtos. O grande beneficiado com isso é o consumidor final que vai pagar menos por bons produtos”, ressalta. Ele também reconhece algumas vantagens em se comprar móveis das empresas de Mato Grosso, tais como incentivos fiscais do segmento moveleiro que reflete no valor do produto, frete mais barato e proximidade com o fornecedor o que facilita em casos de manutenção, especialmente no caso de estofados.



Quanto ao formato rodada de negócio, ele destaque que é uma oportunidade de demonstrar aos fabricantes as necessidades dos lojistas para que possam atender bem os clientes. “A partir do momento em que você reúne vários produtores e compradores, fica mais fácil esse diálogo, essa ponte”.



Para Gasparotto, os fatores qualidade e design têm que ser levados em conta sempre porque ao consumidor está cada vez mais exigente. “Para atender o segmento A e B é preciso desenvolver produtos competitivos a nível nacional. Os móveis hoje são mais leves e precisam ter uma boa durabilidade”. Outro ponto que ele destaca é a questão da sustentabilidade ambiental. “Mato Grosso está passando por um momento muito interessante de desenvolvimento e o setor moveleiro precisa fazer um aproveitamento total da madeira para garantir uma sustentabilidade e respeitabilidade”, ressalta.

Há 19 anos no mercado e com uma rede de 10 lojas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Goiás Móveis também vai participar da rodada de negócios da 6º Expomov. O empresário Sebastião Américo conta que participa do evento pela primeira vez, embora já compre de 10 indústrias mato-grossenses. “Meu interesse é encontrar novos produtos e novos fornecedores”, revela em entrevista por telefone da matriz em Sonora (MS)

A programação da Expomov inclui ainda o seminário Cenário das Indústrias de Móveis no Estado de Mato Grosso, no dia 9, a partir das 14 horas, com entrada franca. O consultor Daniel Sins fala sobre as novas tecnologias de embalagens para as indústrias de móveis e o tema seguinte será o potencial do mercado de móveis de Mato Grosso.

A 6ª Expomov terá feira de para produtos, o salão de tecnologias sustentáveis, praça de alimentação e exposição de máquinas e equipamentos.