quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bandeira do grupo Pão de Açúcar chega ao Estado e aporta em Cuiabá

O hipermercado Extra, uma bandeira do grupo Pão de Açúcar, inaugurou sua primeira loja em Mato Grosso. Essa unidade abre as portas em Cuiabá, durante todo este semestre de obras foram investidos R$ 30 milhões e serão gerados, entre empregos diretos e indiretos, 900 postos de trabalho.

O hipermercado Extra, uma bandeira do grupo Pão de Açúcar, inaugurou sua primeira loja em Mato Grosso. Essa unidade abre as portas em Cuiabá, durante todo este semestre de obras foram investidos R$ 30 milhões e serão gerados, entre empregos diretos e indiretos, 900 postos de trabalho.

Durante a apresentação das instalações à imprensa, na tarde de ontem, o diretor operacional do grupo Pão de Açúcar, Luiz Carlos Costa, afirmou que Cuiabá é apenas o ponto de partida no projeto de expansão do Grupo no Estado. Sem anunciar prazos, investimentos ou locais das novas unidades, ele diz apenas que em breve nova unidade será inaugurada e não descarta que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2011. “De fato, demoramos a chegar a Cuiabá, que era uma das grandes capitais do Brasil ainda sem a nossa bandeira de varejo. Temos um estudo sobre o mercado local e tudo aponta para o forte potencial do Estado e da Capital, que tem uma renda média muito boa”. Ele completa ainda, explicando que além de um estudo de viabilidade do negócio é preciso encontrar o ponto ideal, a localização perfeita, e a Avenida Fernando Corrêa atendeu perfeitamente aos objetivos do Grupo para esta primeira unidade.

Como diferencial, Costa aponta o segmento de não-alimentos como a “grande força” das vendas do Extra, principalmente os eletroeletrônicos, informática e revelação digital (laboratório expresso). “Estamos trazendo preços competitivos e sortimento que não há em Cuiabá”. Para reforçar esse carro-chefe do Extra, Costa adiciona mais um item: a forma de pagamento. “Por meio do cartão próprio (private label), o consumidor compra e parcela em até 18 vezes no preço à vista e durante este período de inauguração ainda ganha um adicional de 10% sobre a compra”. Como chamariz, o Extra terá nesta inauguração laptops por R$ 800. “Apresentaremos a partir de hoje diferenciais como atendimento, porque sem pessoas não se faz uma organização funcionar. Além disso, há a nossa força, nosso sortimento e as formas de pagamento. Tudo isso sobre o mesmo teto e em 70 mil itens. Não há maior variedade dentro de Cuiabá que a do Extra”. Ele acrescenta ainda que a unidade Cuiabá recebeu tudo que há de mais moderno no segmento varejista.

No segmento de alimentos, Costa explica que, além da “especialidade em perecíveis, como peixes de rio e frutos do mar, o Extra se destaca na oferta de produtos orgânicos, tanto em hortifruti como na mercearia. “Nosso estudo de mercado considerou essas preferências do cuiabano, por isso temos como fornecedores locais empresas de laticínio, pães, linguiças, frios, peixes e frangos. Priorizamos relações com alguns produtores locais”.

ESTRATÉGIAS – A abertura da loja às vésperas do Natal pode ser considerada uma estratégia do Grupo para ganhar mercado e fidelizar clientes. Com os produtos ofertados e com as condições de pagamento estabelecidas, Costa acredita que a unidade da Fernando Corrêa atenderá em suma as classes B e C, como também parte da A. O foco na B e C resulta da demanda sobre o cartão próprio. Nos últimos 90 dias, entre cadastros e emissões, ele acredita que 5 mil consumidores tenham aderido ao cartão.


Durante o mês de inauguração, Costa promete promoções especiais, inclusive de produtos natalinos. “Preço todo mundo pode fazer, mas produto e atendimento só existem no Extra”, reforça. Para a inauguração, o diretor de Operações antecipa que leite, óleo de soja e azeite, por exemplo, estarão com preços muito abaixo do visto no mercado em geral.

O Extra Cuiabá traz como diferencial na prestação de serviços a entrega em domicílio para compras acima de R$ 150, cartão Extra, cartão presente com valores de R$ 10 a R$ 500, marcas exclusivas com valores em média 20% abaixo dos produtos de marcas famosas e a drogaria Extra, que funcionará anexo ao hipermercado.

NÚMEROS – O hipermercado Extra ocupa uma área total de 17 mil metros quadrados (m²) no Jardim das Américas, da qual quase seis mil estão construídos. Trezentas e cinquenta vagas de estacionamento e 32 caixas para, além do registro das compras, recebimento de contas. No Brasil, a bandeira tem 105 lojas em 15 estados e no Distrito Federal. Todas as quartas-feiras – o Extra tem a “4ª Extra”, dia em que são ofertados descontos em todas as sessões da loja, especialmente para frutas, verduras e legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário