quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ministro do Turismo é eleito diretor-presidente do Sebrae

Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae elegeu, por unanimidade, o atual ministro do Turismo, Luiz Barretto, como próximo diretor-presidente da Instituição

O atual ministro do Turismo (Mtur), Luiz Barretto, foi eleito na tarde desta quarta-feira (15), pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, presidente da Instituição para os próximos quatro anos (janeiro 2011 a janeiro 2014). Roberto Simões, vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) foi eleito presidente do CDN.

Carlos Alberto dos Santos e José Claudio dos Santos foram reconduzidos, respectivamente, aos cargos de diretor Técnico e diretor de Administração e Finanças do Sebrae. A eleição do novo presidente do CDN e da diretoria executiva foi realizada pela unanimidade dos 13 votos do Conselho.

Simões ocupou interinamente o cargo de presidente do CDN com o afastamento do senador Adelmir Santana, atual presidente, durante sua campanha a deputado federal pelo Distrito Federal. Simões ressaltou o trabalho que a Instituição realizou nos últimos anos: “O Sebrae mudou nessa gestão de forma marcante”.

Para o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o principal legado de sua gestão (2005 a 2010) foi possibilitar que milhões de micro e pequenas empresas (MPE) do País tivessem maior acesso ao conhecimento por meio das ações do Sebrae. “Conseguimos aprimorar a cultura de atendimento, como também as ferramentas da Instituição, o que significou uma revolução no atendimento das MPE”, afirmou.

A eleição do ministro do Turismo para sucedê-lo deixou Okamotto feliz e convicto de que ela significará um ganho para a causa das MPE. “Será um reforço de alguém que tem experiência na área do turismo e que já passou pelo Sebrae”, comentou. Barretto possui ótimas relações com o mundo político e poderá ajudar a dar mais visibilidade às MPE, acrescentou.

Entre as principais realizações no período em que esteve à frente da Diretoria Executiva do Sebrae, Okamotto destacou a revolução no atendimento às MPE; a criação de projetos que atenderam milhares de pequenos negócios no País; a montagem do Call Center da Instituição; a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e instituição da nova figura jurídica do Empreendedor Individual (EI).

Sobre os desafios que persistem e devem ser enfrentados pela próxima diretoria, ele citou o acesso ao crédito pelas MPE. “Precisamos criar a cultura de empréstimo para os pequenos negócios. A cultura de crédito atual está mais voltada ao consumo do que para o setor produtivo”, citou Okamotto.

"Estou muito feliz de retornar ao Sebrae", disse Luiz Barretto. "É uma honra presidir uma instituição de suma importância para o Brasil, principalmente na fase atual de fortalecimento da economia. Nesses últimos anos, a diretoria do Sebrae teve papel fundamental na preparação de um ambiente político-econômico seguro para a micro e pequena empresa. Prova disso, é a Lei Geral e o avanço na revolução do atendimento ao empresário."

Barreto disse ainda que pretende ser um participante ativo "dessa nova fase do Brasil, atuando para melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas, não só no mercado interno como no exterior. Serei o presidente da continuidade. Independentemente da diretoria que assuma o Sebrae, o horizonte e as diretrizes continuam. Acredito que estou na mesma linha de continuidade da presidente eleita Dilma Rousseff que substituirá o presidente Lula: substituirei o Okamotto, que cumpriu um excelente mandato à frente de uma das instituições de maior credibilidade no País."

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias (61) 3243-7851, 3243-7852, 8118-9821 ou 9977-9529

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário