quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dicas empresariais

A partir de hoje vou inserir algumas dicas empresariais, para que fiquemos ligados
com o mercado, fornecedor, concorrente, cliente e localização, finanças e muito mais.

Quem não conhece a expressão: "Coloca na conta que depois eu pago"?

Mudar a forma como é encarada a inadimplência pode trazer mais credibilidade e menos dor de cabeça. Isso se chama: prevenção.

É comum nas pequenas empresas - principalmente nas cidades menores - haver um relacionamento de credito mais informal com seus clientes. Dessa forma, prevenir os maus pagadores por meio de algumas simples atitudes, podem evitar uma quantidade grande de clientes inadimplentes, cheques devolvidos, carnês não pagos e promissórias nunca cobradas.

Primeira Lei: Vencimento
1) Procure colocar os vencimentos nos primeiros dias do mês. Marque os vencimentos para antes do dia 10, preferencialmente até o quinto dia útil. Se o seu cliente recebe no início do mês, a prioridade será pagar os vencimentos mais próximos.

Segunda Lei: Pagamento à Vista ou com Cartão de Crédito
2) Venda à vista ou com cartão de crédito. Parece lógica esta dica, mas muitos empresários ainda acham que custa caro ter o contrato com as empresas de cartão de crédito. Realmente não é barato, mas se a sua inadimplência está acima dos 5% já compensa ter essa forma de pagamento e evitar os cheques pré-datados. E em cartão de crédito aprovado não há risco de inadimplência e sempre é possível negociar taxas menores com as administradoras.

Terceira Lei: Serviços de Proteção ao Crédito
3) Ao fornecer crédito, consulte o Serviço de Proteção ao Crédito - SPC e o Serasa. Evite vender para clientes que já estão inadimplentes em outras empresas.

Quarta Lei: Endereço Confirmado
4) Peça, além dos documentos habituais, o comprovante de residência e telefone de duas pessoas que possam confirmar, no ato, o endereço fornecido. Será útil caso seja necessário enviar cobranças.

Quinta Lei: Dados Profissionais
5) Confirme os dados do trabalho do comprador.

Sexta Lei: Contrato
6) Toda venda parcelada deve ser acompanhada de um contrato e nunca se esqueça da emissão da nota fiscal. Serão documentos necessários para uma posterior cobrança judicial ou protesto, em caso de inadimplência.

Sétima Lei: Cartão Fidelidade
7) Faça um Cartão Fidelidade, oferecendo alguns benefícios ao cliente adimplente, como descontos em próximas compras, um brinde caso as contas sejam pagas em dia até o final do contrato, etc. Use a criatividade.

Oitava Lei: Cheques Não Cobrados
8) Jamais deixe aqueles cheques não cobrados colados próximo ao caixa. Além de ser horrível – visualmente falando, ao invés de intimidar os futuros inadimplentes, acaba estimulando mais ainda a falta dos pagamentos.

Nona Lei: Bom Atendimento
9) Não se esqueça do bom atendimento. Tanto na hora de vender quanto na hora de cobrar.

Décima Lei: Comunicação
10) Aproveite o cadastro de seus clientes para manter uma comunicação constante. Cliente lembrado paga a empresa antes.


Fonte: www.zenaidecarvalho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário