segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vários serviços serão disponibilizados durante a Semana do Empreendedor em Matupá

Os interessados deverão procurar o Centro de Atendimento Empresarial – CAE, em horário comercial. Lá também será realizado o registro de novos registros de Empreendedor Individual (EI), alem do atendimento do Setor de Tributação da Prefeitura de Matupá, que irá emitir os Alvarás de Funcionamento para Pessoa Jurídica, pois obedecendo a Lei Geral, a partir de 2011 não é mais permitido a emissão de alvará para Pessoa Física.
De acordo com o Secretario de Indústria e Comercio, Luiz Rogério Mena, a finalidade é agrupar vários serviços ao mesmo tempo durante a Semana do Empreendedor Individual. “Estarão atendendo o MT Fomento, Banco do Povo, SEBRAE através Centro de Atendimento Empresarial e o Setor de Tributação da Prefeitura, tudo pra agilizar os registros, financiamentos e alvarás em pouco espaço de tempo”, finalizou ele.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Migração do SIMPLES (ME) para o EI

1. EMPREENDEDOR INDIVIDUAL FORMALIZADO – EMPRESA CONSTITUÍDA

A opção se dará por meio do serviço “Solicitação de Opção pelo SIMEI”, disponível no item “Contribuintes” no Portal do Simples Nacional na internet. O serviço estará disponível no Portal do Simples Nacional entre o primeiro e o último dia útil de janeiro.

Uma empresa MEI só possui o estabelecimento matriz, portanto, o registro da inclusão ou exclusão desta empresa no SIMEI estará associado a este estabelecimento.


No SIMEI serão consideradas somente as 8 primeiras posições(CNPJ básico) para a identificação do CNPJ.
O aplicativo verificará, em um primeiro momento, se o contribuinte possui uma opção pelo SIMEI pendente ou confirmada. Se possuir, a solicitação não é aceita.



Obs. No aplicativo “Consulta Optantes” poderão ser visualizados os períodos de opções anteriores pelo SIMEI bem como a situação atual em relação ao Simei.


Caso não possua opção pelo Simei pendente ou confirmada, o sistema fará a verificação da opção do contribuinte pelo Simples Nacional (para ser optante pelo SIMEI, a empresa deverá ser optante pelo Simples Nacional, obrigatoriamente).

a) Se não for optante pelo Simples Nacional, será exigido que solicite previamente a opção pelo Simples Nacional.


b)  Se for optante pelo Simples Nacional, o aplicativo apresentará a declaração de não-impedimento do Simei.


Caso seja confirmado, é exibida a tela abaixo e, após salvar, a solicitação de opção pelo SIMEI será registrada e o sistema realizará as verificações necessárias para o enquadramento.
VERIFICAÇÕES:

A solicitação de opção pelo SIMEI está sujeita a verificação de inexistência de impedimentos específicos para esse regime, conforme previsto na Resolução CGSN nº 58. Serão feitas as seguintes verificações na opção pelo SIMEI:

1) Natureza jurídica (213-5 – Empresário Individual);

2) CNAE (conforme anexo único da Resolução nº 58/2009). As secundárias
também serão verificadas;

3) Inexistência de filiais (exceto baixadas e nulas);

4) Não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa (exceto de empresas
baixadas ou nulas).

Obs: Se o CPF participa como pessoa física responsável ou, quando existir, do QSA, de uma cooperativa (natureza jurídica 214-3), deverão ser recuperadas as atividades econômicas (principal e secundárias) para verificação da vedação conforme abaixo (se possuir NJ=214-3 e a CNAE for uma das listadas abaixo, será vedada a opção pelo Simei):

Relação das atividades econômicas vedadas para a natureza jurídica 214-3

6410-7/00; 6421-2/00; 6422-1/00; 6423-9/00; 6424-7/0; 6424-7/02; 6424-7/03; 6424-7/04; 6431-0/00; 6432-8/00; 6433-6/00; 6434-4/00; 6435-2/01; 6435-2/02; 6435-2/03; 6436-1/00; 6437-9/00; 6438-7/01; 6438-7/99; 6440-9/00; 6450-6/00; 6461-1/00; 6462-0/00; 6463-8/00; 6470-1/01; 6470-1/02; 6470-1/03; 6491-3/00; 6492-1/00; 6493-0/00; 6499-9/01; 6499-9/02; 6499-9/03; 6499-9/04; 6499-9/05; 6499-9/99; 6611-8/01; 6611-8/02; 6611-8/03; 6611-8/04; 6612-6/01; 6612-6/02; 6612-6/03; 6612-6/04; 6612-6/05; 6613-4/00; 6619-3/01; 6619-3/02; 6619-3/03; 6619-3/04; 6619-3/05; 6619-3/99; 6621-5/01; 6621-5/02;6622-3/00; 6629-1/03; 6630-4/00.

Para a verificação desses impedimentos, não haverá troca de arquivos entre os Entes Federativos, as verificações serão efetuadas automaticamente pelo sistema.

Se não houver impedimento, será registrada a opção pelo SIMEI.



● Caso haja impedimento, a aplicação exibirá as pendências e a opção pelo SIMEI ficará em análise. Não há emissão de Termo de Indeferimento.

c) Se a opção pelo Simples Nacional encontrar-se pendente, o aplicativo apresentará a
Declaração de não-impedimento do Simei. Caso seja confirmado, o sistema realizará
as verificações necessárias para enquadramento no Simei.

● Se possuir pendência para enquadramento no Simei, esta também ficará pendente e não poderá ser confirmada enquanto a opção pelo Simples Nacional estiver pendente (mensagem dada: “Regularize esta(s) pendência(s) até o final do prazo de opção. Consulte o resultado final conforme agenda disponível no Portal do Simples Nacional. A opção pelo SIMEI está condicionada ao deferimento da opção pelo Simples Nacional.”)
Serão exibidas as pendências para a opção pelo Simei. Para acompanhar a solicitação de
opção, deve ser acessado o serviço “Acompanhamento da Solicitação de Opção pelo SIMEI” disponível no Portal do Simples Nacional.





Também poderão ser consultadas informações sobre Pessoa Jurídica optante pelo SIMEI no aplicativo “Consulta Optantes”. Nele são exibidas as informações: Situação / Data da opção / Opções pelo SIMEI em períodos anteriores.


Se não possuir pendências para enquadramento no SIMEI, será apresentada uma mensagem: “A solicitação de opção pelo SIMEI está registrada, entretanto sua efetivação está condicionada ao deferimento da opção pelo Simples Nacional. Consulte o resultado final conforme agenda disponível no Portal do Simples Nacional”.

d) Registro no Histórico

Resultado Final - Casos possíveis:

● Opção SN (OK) x SIMEI (OK)  Termo de deferimento da Opção no SN e a informação de que a opção pelo SIMEI foi confirmada com efeitos a partir de dd/mm/aaaa.

● Opção SN (Não OK) x SIMEI (Não OK)  Termo de Indeferimento da Opção no SN e a informação de que a opção pelo SIMEI não foi aceita + motivo da rejeição.

● Opção SN (OK) x SIMEI (Não OK)  Termo de deferimento da Opção no SN e a informação de que a opção pelo SIMEI não foi aceita + motivo da rejeição.

● Opção SN (Não OK) x SIMEI (OK)  Termo de Indeferimento da Opção no SN e a informação de que a opção pelo SIMEI não foi aceita em função do indeferimento da opção pelo Simples Nacional.

Resultado Parcial - Casos possíveis:

● Opção SN (OK) x SIMEI (OK)  Termo de deferimento da Opção no SN e a informação de que a opção pelo SIMEI foi confirmada com efeitos a partir de dd/mm/aaaa.

● Opção SN (OK) x SIMEI (Pendente)  Termo de deferimento da Opção no SN e a informação de que a solicitação da opção pelo SIMEI está pendente + motivo da pendência.

Não serão gerados termos de deferimento e de indeferimento para a opção pelo SIMEI. O resultado final da análise da opção para o SIMEI com pendência será registrado no histórico. Caso o contribuinte faça o pedido SIMULTÂNEO para opção pelo Simples Nacional e pelo SIMEI, a opção pelo Simples Nacional poderá gerar termo de indeferimento, que seguirá os trâmites normais.

Será disponibilizado aos Estados/DF/Municípios, no aplicativo TRANSFARQS, a relação dos contribuintes optantes pelo SIMEI e os eventos relativos ao SIMEI.

2) CANCELAMENTO DA SOLICITAÇÃO DA OPÇÃO SIMEI PENDENTE (EM ANÁLISE)

O cancelamento poderá ser realizado no Portal durante o período de opção, o qual permitirá à empresa que está com sua solicitação de opção pelo SIMEI pendente de análise possa cancelá-la.
Este aplicativo estará disponível na lista de serviços no Portal do Simples Nacional somente durante o período de opção.


Somente solicitações pendentes são passíveis de cancelamento. Caso o contribuinte não tenha feito a opção ou esta já tenha sido confirmada, o cancelamento não prossegue.

Encontrando-se a opção pelo Simei pendente, são apresentadas as informações relativas à solicitação da opção que se encontra pendente de análise. Ao clicar em “Confirmar Cancelamento”, serão registradas no histórico as informações relativas ao cancelamento e o aplicativo exibirá a mensagem “Cancelamento efetuado com sucesso”.

3) DESENQUADRAMENTO DO SIMEI POR COMUNICAÇÃO DO CONTRIBUINTE


Aplicativo disponível a partir de 03/01/2011.

O desenquadramento do contribuinte do Simei, POR OPÇÃO (quando não incidiu em situação impeditiva, mas deseja sair do Simei), poderá ser realizado a qualquer tempo, por meio do serviço “Desenquadramento do SIMEI” disponível no Portal – e não por processo administrativo-, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro do ano-calendário subsequente, salvo quando a comunicação for feita no mês de janeiro, quando os efeitos do desenquadramento retroagirão ao primeiro dia do ano-calendário em que foi solicitado.

A comunicação do contribuinte de seu desenquadramento do Simei, POR TER INCIDIDO EM SITUAÇÃO IMPEDITIVA AO SIMEI, deverá ser efetuada também através desse aplicativo e não por processo administrativo. A data de efeito variará conforme o motivo do desenquadramento.





Obs: O desenquadramento do SIMEI não gera a exclusão simultânea do Simples Nacional.



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pedido de desemquadramento

Quando o empreendedor individual exceder o valor do seu faturamento em R$ 36.000,00, contratar mais de um funcionario terá que se desenquadrar.


É importante comunicar este desemquadramento no site da receita federal.

Desde 03/01/2011 está diponível o aplicativo para o Empresário Individual comunicar o desenquadramento do SIMEI. Desse modo, o desenquadramento não mais deve ser solicitado por meio de requerimento.

Após estar desenquadrado do SIMEI, o empresário deve acessar o PGDAS e iniciar os cálculos dos valores devidos e o recolhimento dos valores no Simples Nacional.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Declaração anual de Empreendedor Individual




 
Tipo de declaração a ser apresentada (original). em janeiro, você estará preenchendo a declaração referente ao ano anterior. Exemplo: Em janeiro/2011, você devera preencher os dados de 2010.
Como o estado do Mato Grosso iniciou as formalizações a partir de Fevereiro de 2010. (selecione 2010)



A soma dos totais das receitas indicadas nos Relatórios Mensais deve ser informada no campo “Receita Bruta Total”.

Se a atividade do empreendimento for INDÚSTRIA ou COMÉRCIO, informe, em separado, a receita bruta total sujeita ao ICMS no campo abaixo. Este valor corresponde à soma dos totais dos campos dos relatórios mensais, relativos ao COMERCIO e/ou à INDÚSTRIA, e deverá ser informado na linha “Receita Bruta total referente às atividades sujeitas ao ICMS”. Se a atividade for somente prestação de serviços, este campo não precisa ser preenchido e pode ser deixado em branco.



O sistema apresentará os tributos apurados durante o ano, informará as parcelas pagas e as parcelas em atraso. Havendo pendencias, providencie o pagamento o mais rápido possível para não perder os benefícios.


Dica: Se você atrasou o pagamento de alguma parcela, volte ao Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) para gerar uma nova guia (DAS), com os valores devidos, somados à multa e aos juros pelo atraso.

Para finalizar, clique em “Transmitir”.




No recibo impresso constarão as informações prestadas, o dia e a hora da transmissão e o respectivo número. Guarde esse recibo junto com os demais documentos do ano.


Após a transmissão da Declaração, você já pode imprimir no sistema as Guias de pagamento do próximo ano. Se desejar, aproveite e imprima as 12 guias.









 







sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O PRIMEIRO PASSO

COMO IMPLANTAR A COLETA SELETIVA
Inicialmente é necessário a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente.
Na próxima fase, é necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material.

Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens.
SISTEMAS DE COLETA DE SELETIVA
Existem algumas formas de coletas de materiais recicláveis.

O primeiro exemplo é o sistema de porta a porta onde os caminhões do serviço de limpeza passam recolhendo os materiais separados, como na coleta de lixo comum, mas em dias específicos.
O segundo exemplo é através da entrega voluntária (PEV) em postos de coleta distribuídos pela cidade nas escolas, praças, supermercados, etc., onde a população entrega os materiais separados nos respectivos coletores.
Hoje existem, também, empresas especializadas que retiram os materiais selecionados e encaminham para as usinas de reciclagens mediante contratos ou solicitações. Este método é mais adequado às empresas onde o volume de material é maior.

SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL DO NÃO RECICLÁVEL

No cotidiano de nossas cidades, são produzidas milhares de toneladas de lixo. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade tem enfrentado, buscando soluções que nem sempre atendem as necessidades. Razão disso a degradação do meio ambiente, tais como as contaminações de nossos rios, a poluição do ar, ruas sujas, proliferação de insetos, ratos, etc, causando doenças.
A solução mais eficiente é a separação dos materiais recicláveis para o reaproveitamento, transformando o problema do lixo em solução econômica e social. Para que isto seja possível é preciso que todos participem colaborando com o programa de Coleta Seletiva.
A Só Lixeiras faz a sua parte fabricando e comercializando a maior linha de coletores (lixeiras) para ambientes domésticos, comerciais, industriais e condomínios. Seguindo os padrões CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) a Só Lixeiras trabalha para que o resíduo seja separado na origem, facilitando todos os processos posteriores para a reciclagem. Desta forma, permite que toda empresa enquadrada no projeto de responsabilidade ambiental, atenda também as normas de qualidade ISO 14001.
COLETA SELETIVA

É a separação dos materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora.
BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA
• Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.
• Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de
16 a 30 árvores adulta, em média.
• A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de
1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.
• 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água.
As vantagens da reciclagem são muitas mas acima de tudo, ela melhora a qualidade de vida, minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas.
MATERIAIS RECICLÁVEIS
Os principais materiais recicláveis são papeis, plásticos, vidro e metal.
Todos deverão ser separados e colocados em coletores ou sacos plásticos de preferência na cor padrão de cada material conforme resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS
Lixo Orgânico ou Úmido - São restos de comidas, cascas de frutas e legumes, etc.
Rejeitos - Lenços e guardanapos de papel, absorvente e papel higiênico, fraldas, papéis sujos, espelhos, cerâmicas, porcelanas, etc.
Resíduos Especiais - Pilhas e baterias.
Resíduos Hospitalar - Curativos, gazes, algodão, seringas, etc.
Lixo Químico ou Tóxico - Embalagens de agrotóxico.







Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste

ORIGEM
A CONSTITUIÇÃO DE 1988 DESTINOU 3% DO PRODUTO DA ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA E DO IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS PARA OS FUNDOS CONSTITUCIONAIS DE FINANCIAMENTO DO NORTE, NORDESTE E CENTRO – OESTE.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

PROGRAMA DE INFRA-ESTRUTURA ECONÔMICA

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS SETORES COMERCIAL E DE SERVIÇOS

FCO Empresarial / FAT Integrar - Finalidades

FCO Empresarial

Financiamento de investimento fixo, com ou sem capital de giro associado, para implantação, ampliação, modernização ou relocalização de empreendimentos dos setores mineral, industrial, agroindustrial, turístico, infra-estrutura econômica, comercial e de serviços na Região Centro-Oeste.

FAT Integrar Empresarial

Linha de Crédito Especial instituída para o financiamento de projetos de investimento, com ou sem capital de giro associado, de grandes empresas na Região Centro-Oeste do País, mediante a alocação de recursos pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, com taxas equalizadas pelo Tesouro Nacional.

Critérios Enquadramento

Propostas de micro, pequenas e médias empresas deverão ser atendidas pelo FCO Empresarial;

Propostas de médias empresas somente poderão ser atendidas pelo FAT Integrar quando verificada a impossibilidade de atendimento pelo FCO Empresarial;

Da mesma forma, propostas de grandes empresas somente poderão ser atendidas pelo FCO quando verificada a impossibilidade de atendimento com recursos do FAT Integrar;

Operações realizadas com recursos do FCO não serão consideradas no teto para análise de novas propostas do FAT Integrar e vice-versa;

As operações de médias e grandes empresas não poderão contar com recursos das linhas FAT Integrar e FCO para financiamento de um mesmo projeto.

Prazos

Investimento: até 12 anos, incluído o período de carência de até 3 anos.

Capital de Giro: até 3 anos , incluído o período de carência de até 1 ano.

Itens financiáveis

Bens e serviços necessários ao empreendimento.

Itens não financiáveis

Encargos financeiros;

Gastos gerais de administração;

Recuperação de capitais já investidos;

Aquisição de terras e terrenos;

Veículos automotores, exceto:

Ônibus e vans e outros veículos adequados ao transporte turístico, desde que associado a projeto turístico;

Nos Programas: Industrial, Infra-Estrutura Econômica e Comércio e Serviços: pás carregadeiras, empilhadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras e tratores, associado a projetos;

No programa Comércio e Serviços: veículos de carga de 4 a 8 ton, para micro e pequenas empresas, associado a projetos;

Helicópteros e aviões, exceto avião para pulverização agrícola, nacional e aviões para constituição de empresa aérea regional, em projeto associado a empreendimento turístico, com apoio do Ministério do Turismo;

Unidades já construídas ou em construção (exceto no segmento industrial e de turismo);

Motel, hotel residência (apart-hotel) e boate;

Imóveis destinados a locação ou comercialização;

Construção, ampliação e modernização de hotéis no perímetro urbano das capitais (admite-se apenas para financiamento de micro e pequenas empresas, observados tetos específicos);

Jet-sky, MotoCross, ultraleve, asa delta, pista de pouso, barcos, lanchas e similares, salvo em empreendimentos turísticos. Além dos itens não financiáveis pelo FCO Empresarial, o FAT Integrar não financia, ainda: construções civis, máquinas e equipamentos fixos ao solo que passem a integrar definitivamente imóveis de terceiros.

Não é financiável atividade ou empresa ligada à:

Fabricação de cimento;

Cerâmica, serrarias e produção de gusa e carvão vegetal de mata nativa;

Intermediação financeira;

Jogos de qualquer natureza;

Saunas, termas e boate;

Comercialização de madeira nativa;

Comercialização de armas, bebidas alcoólicas, fumo, combustível e cimento.

Garantias

No caso de imóveis:

Mínimo de 130% do valor do financiamento, correspondendo ao adiantamento máximo de 76,92% do valor da garantia;

No caso de máquinas e equipamentos:

Mínimo de 200% do valor do financiamento, correspondendo ao adiantamento máximo de 50% do valor da garantia;

Nextel compra lote da banda H que incluiu o Mato Grosso

A Nextel, concessionária de telefonia móvel conhecida em vários estados brasileiros por ofertar todos os serviços de comunicação móvel via rádio digital entre seus usuários, adquiriu anteontem, durante leilão da banda H, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, 11 dos 13 lotes ofertados para atuação no mercado 3G de telecomunicações, tanto para a transmissão de voz como dados. Entre os lotes adquiridos, está a região de atuação II, que incluiu Mato Grosso.


Por enquanto, não existem prazos definidos para atuação no Estado e nem anúncio de plano de investimento local. Ao comprar os lotes, a Nextel, assim como as outras operadoras que participaram do certame, têm prazos estabelecidos pela Anatel para o início das operações. De qualquer forma, a companhia não deverá atuar antes de 2012.

Com a participação no leilão da última quarta-feira, a companhia realizou um investimento de R$ 1,21 bilhão, pagando um ágio médio de 34,8% sobre o valor mínimo das licenças.

Na área de atuação II, onde estão PR, RO, RS, SC, MS, MT, GO, TO, AC e DF, o investimento foi de R$ 324,31 milhões, 8% acima do lance mínino de R$ 300,23 milhões.

Conforme a Anatel, a banda H se destinava à empresas novas que tivessem interesse em explorar os serviços móveis. O objetivo é ampliar a competição, principalmente com a oferta de banda larga 3G. Dos 13 lotes da banda H (lotes 1 a 13), onze foram adquiridos pela Nextel Serviços de Telecomunicações LTDA, um pela CTBC Celular S.A. e um pela Brasil Telecom Celular S.A. Essas empresas não prestam serviços nas subfaixas de freqüências licitadas e tiveram, por essa razão, prioridade na aquisição da banda H. As sobras foram leiloadas e as operadoras de celular que atuam no mercado hoje em dia puderam dar seus lances. Em razão desta sistemática, o leilão iniciado na quarta, foi encerrado somente ontem.

“Além de ampliarmos nossa oferta de serviços diferenciados, a partir da banda larga móvel, a Nextel também aumenta suas oportunidades de negócio. Nosso foco em prestação de serviços de qualidade, no entanto, continuará sendo nosso diferencial, além da integração do serviço de rádio digital (PTT) com o 3G”, afirma Sergio Chaia, presidente da Nextel.

A empresa, conforme a assessoria de imprensa, tem um plano de investimentos para a instalação da infra-estrutura 3G nas praças referentes aos lotes adquiridos no leilão da banda H.

Com a abertura para um novo mercado, a Nextel, que hoje possui participação de cerca de 8% no mercado pós-pago de telefonia móvel, pretende beneficiar o consumidor final com sua proposta de serviços baseada na qualidade e em ofertas inovadoras de conteúdos e aplicativos.

NÚMEROS - Como foco de investimentos da NII Holdings, controladora das operações Nextel na América Latina, a subsidiária brasileira tem registrado crescimento anual médio de 40% desde 2005, mantendo métricas operacionais bastante superiores à média do mercado. A Nextel Brasil possui atualmente a maior receita média mensal por usuário (ARPU) entre as operadoras nacionais, de US$ 63 (dólares), e a menor taxa de desativação de clientes (churn), de 1,36%.

A Nextel está presente no país desde 1997 e já investiu R$ 5,3 bilhões. A empresa possui 3,1 milhões de usuários corporativos em sua área de cobertura, que compreende 385 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Brasília.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mensagem do Zero

Ministro do Turismo é eleito diretor-presidente do Sebrae

Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae elegeu, por unanimidade, o atual ministro do Turismo, Luiz Barretto, como próximo diretor-presidente da Instituição

O atual ministro do Turismo (Mtur), Luiz Barretto, foi eleito na tarde desta quarta-feira (15), pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, presidente da Instituição para os próximos quatro anos (janeiro 2011 a janeiro 2014). Roberto Simões, vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) foi eleito presidente do CDN.

Carlos Alberto dos Santos e José Claudio dos Santos foram reconduzidos, respectivamente, aos cargos de diretor Técnico e diretor de Administração e Finanças do Sebrae. A eleição do novo presidente do CDN e da diretoria executiva foi realizada pela unanimidade dos 13 votos do Conselho.

Simões ocupou interinamente o cargo de presidente do CDN com o afastamento do senador Adelmir Santana, atual presidente, durante sua campanha a deputado federal pelo Distrito Federal. Simões ressaltou o trabalho que a Instituição realizou nos últimos anos: “O Sebrae mudou nessa gestão de forma marcante”.

Para o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o principal legado de sua gestão (2005 a 2010) foi possibilitar que milhões de micro e pequenas empresas (MPE) do País tivessem maior acesso ao conhecimento por meio das ações do Sebrae. “Conseguimos aprimorar a cultura de atendimento, como também as ferramentas da Instituição, o que significou uma revolução no atendimento das MPE”, afirmou.

A eleição do ministro do Turismo para sucedê-lo deixou Okamotto feliz e convicto de que ela significará um ganho para a causa das MPE. “Será um reforço de alguém que tem experiência na área do turismo e que já passou pelo Sebrae”, comentou. Barretto possui ótimas relações com o mundo político e poderá ajudar a dar mais visibilidade às MPE, acrescentou.

Entre as principais realizações no período em que esteve à frente da Diretoria Executiva do Sebrae, Okamotto destacou a revolução no atendimento às MPE; a criação de projetos que atenderam milhares de pequenos negócios no País; a montagem do Call Center da Instituição; a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e instituição da nova figura jurídica do Empreendedor Individual (EI).

Sobre os desafios que persistem e devem ser enfrentados pela próxima diretoria, ele citou o acesso ao crédito pelas MPE. “Precisamos criar a cultura de empréstimo para os pequenos negócios. A cultura de crédito atual está mais voltada ao consumo do que para o setor produtivo”, citou Okamotto.

"Estou muito feliz de retornar ao Sebrae", disse Luiz Barretto. "É uma honra presidir uma instituição de suma importância para o Brasil, principalmente na fase atual de fortalecimento da economia. Nesses últimos anos, a diretoria do Sebrae teve papel fundamental na preparação de um ambiente político-econômico seguro para a micro e pequena empresa. Prova disso, é a Lei Geral e o avanço na revolução do atendimento ao empresário."

Barreto disse ainda que pretende ser um participante ativo "dessa nova fase do Brasil, atuando para melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas, não só no mercado interno como no exterior. Serei o presidente da continuidade. Independentemente da diretoria que assuma o Sebrae, o horizonte e as diretrizes continuam. Acredito que estou na mesma linha de continuidade da presidente eleita Dilma Rousseff que substituirá o presidente Lula: substituirei o Okamotto, que cumpriu um excelente mandato à frente de uma das instituições de maior credibilidade no País."

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias (61) 3243-7851, 3243-7852, 8118-9821 ou 9977-9529

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.agenciasebrae.com.br

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pra frente Brasil

Conversando com nosso amigo Zero um assunto me venho à cabeça, como podemos ajudar na aprovação da PLP 591/2010, somos pequenos, porém estamos juntos com os empreendedores e sabemos da luta por melhores condições, então o Zero me falou – Vou pesquisar e te respondo.

Ai vai à resposta:

Entre no site www.camara.gov.br e clique em "Deputados”, na parte superior da página e em seguida clique em “Conheça os Deputados”.

No campo "Legislatura Atual - Deputados em exercício", selecione o parlamentar e a opção desejada: “Informações completas”, "Proposições de sua autoria", "Proposições relatadas", "Discursos proferidos em Plenário", ou outra de seu interesse.

No campo "Pesquisa Deputados", digite o nome do parlamentar ou preencha os campos nome, partido, UF, sexo, legislatura ou condição para localizar um grupo de parlamentares e clique em “Pesquisar”.

Vamos mandar um e-mail para estes deputados solicitando apoio para a aprovação da PLP 591, dessa maneira estaremos ajudando milhões de empreendedores que necessitam ser respeitados e reconhecidos como força pujante deste país.

Caso encontre dificuldades na pesquisa, entre em contato com Central de Comunicação Interativa/Câmara dos Deputados – Disque-Câmara 0800 619619.